A princípio, a chegada da Indústria 4.0 é um assunto muito discutido nos últimos anos já que, hoje, o mercado está competitivo e aqueles que decidem pensar “fora da caixa” nas ferramentas e tecnologias que otimizam a produção, atingem os melhores resultados.
Nesse sentido, as ferramentas digitais possuem o papel fundamental de otimizar os processos e atividades, gerando um diferencial no mercado com comunicação e visibilidade de novas formas de produção nas indústrias. Mas afinal, você sabe quais são as características da Indústria 4.0?
Boa leitura!
O que é a Indústria 4.0?
Antes de abordar as inovações digitais é preciso explicar o contexto que estamos presenciando na indústria, ou melhor, a indústria 4.0. A indústria 4.0 é o período de revolução nas indústrias que começou em 2010.
Com a integração de novas tecnologias de inteligência artificial, computação em nuvem, novos meios de comunicação e maquinários eficientes para aumentar a produtividade.
Desde o início desse período de revolução, muitas inovações têm transformado a forma de conviver no mundo, e nas indústrias, novos gadgets e maquinários surgiram para auxiliar essa produção inteligente.
A indústria 4.0 é muito mais que uma forma de tecnologia. É uma melhoria que promove novos insights, novas formas de produção e integração da tecnologia e produção autônoma.
Qual o impacto da Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 produz um aumento na produtividade, porque aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração das áreas de TI e as de produção.
Ficou interessado? Agora você vai conferir quais são as principais tendências da Indústria 4.0!
Quais são as principais tendências da Indústria 4.0?
Veja quais são os tipos de inovações digitais que estão impactando o ramo das indústrias, como robótica, dados na nuvem, sensores, IAs. As práticas e políticas de funcionamento das empresas foram inovadas com a chegada da Indústria 4.0.
1- Inteligência Artificial (IAs)
As inteligências artificiais (IAs) presentes nos maquinários modernos são programadas para realizar processos complexos de forma autônoma, onde a participação humana só ocorre ao realizar o controle do funcionamento.
Essa é uma inovação que está muito presente e a tendência é continuar se expandindo em vários nichos ao redor do mundo. As máquinas são ágeis, independentes e padronizadas para gerar os melhores resultados.
2- Inovação
Você sabia que promover a inovação dentro de uma organização resulta em melhorias concretas? Atualmente, com a facilidade de alcançar profissionais ou conteúdos por meio da internet, realizar eventos que buscam melhorias é um diferencial que não requer alto custo, como por exemplo os hackathons ou até mesmo nas políticas de brainstorming da empresa .
Além disso, a questão dos eventos é só uma das possíveis alternativas ao adotar a cultura de inovação. Por ser um tema muito vasto e que também engloba a adoção de modelos mais digitais, tecnológicos no geral.
Não adianta tentar aplicar as inovações, sem ter a cultura de inovação presente na política de funcionamento da indústria ou empresa. Os líderes devem se preocupar em direcionar seus esforços para buscar inovação.
3- Internet das Coisas (IoT)
Essa inovação faz parte da rotina de muitas empresas atualmente, consiste na troca de informações online entre as máquinas e hardwares por meio de comandos, além disso é uma tendência de potencial alto que pode ser muito explorada ainda, em diversas áreas.
Então, a conexão digital de objetos e processos citada funciona por meio do uso de softwares e sensores(bluetooth, WiFi, Ethernet) que permite mais facilidade na realização de tarefas, fazendo com que o trabalho humano seja realocado para uma área mais crítica. Portanto, nas indústrias pode ser aplicado nos processos de produção, ajudando na logística, possibilitando controle de estoque, acompanhamento de entrega, controle de máquinas, entre outras tarefas.
4 – ESG
ESG é um conjunto de melhores práticas para governança ambiental, social e corporativa de uma empresa. Ou seja, a adoção de práticas que visam diminuir o impacto das produções no meio ambiente, por exemplo, medidas administrativas na diminuição de emissão dos poluentes nos processos. Essa tendência para investidores também ganham importância, pois essa modalidade de investimento está em ascensão no Brasil e no mundo.
Sendo que, em 2020, o total aplicado chegou a 250 bilhões de dólares. Ainda mais que vivemos em uma sociedade que valoriza a preocupação com o meio ambiente, que é uma pauta necessária para preservação da vida na terra, investidores e fundos de investimento passaram a olhar para critérios que antes não eram prioridade – como sustentabilidade e governança corporativa.
5 – Cibersegurança
Devido aos processos passarem a ter mais participação nas redes, ter um ramo de proteção para esse tipo de tecnologia é fundamental para permanência da mesma.
Garantindo segurança e evitando roubos de informações, processos e dinheiro de uma organização. É um mercado que ainda necessita de profissionais para garantir a segurança do usuário e das empresas. Então vale a reflexão, você tem cibersegurança na sua empresa?
6- Big Data
A análise de dados é uma inovação que permite coletar e organizar dados, e que não é uma prática antiga, mas recentemente com novos softwares e atualizações permitiu alcançar novos patamares de organização de planilhas, gráficos entre outros elementos.
Seu uso resulta na diminuição de falhas e erros, gerando produtividade e oportunidades de melhorias. Então é essencial para uma organização adotar o big data no seu funcionamento.
7- Armazenamento em Nuvem
A inovação da nuvem está consolidada nos dias atuais, essa tecnologia permite armazenar fotos, vídeos, informações, projetos sem a necessidade de utilizar espaço físico no HD ou SSD, possibilitando o fácil acesso.
Utilizando essa tecnologia nas indústrias é possível ganhar agilidade e segurança. Devido a não necessidade de se manter um servidor, manutenção e estrutura, colocando tudo na nuvem.
8 – 5G
A tecnologia 5G é a mais recente inovação tecnológica no ramo da conexão à internet. Ela vai permitir que a velocidade máxima de conexão pelos aparelhos conectados na rede atinjam velocidades de download e upload jamais vistas em dispositivos móveis.
O melhor é que isso inclui melhoria nas indústrias. Com a utilização dessa tecnologia será possível realizar manutenção ou reparo de forma remota com mais eficiência e sem travamentos. Tornando diversos processos antigos e novos automatizados com mais objetividade.
9 – Lean Six Sigma
As ferramentas do Lean Seis Sigma também têm enorme importância quando o assunto é melhoria contínua nos ambientes industriais. A metodologia pode trazer melhoria na produtividade, redução da taxa de rejeição por meio das suas ferramentas.
Com isso, a questão que envolve a cultura da inovação também se torna presente, uma vez que a melhoria contínua precisa de mudanças e adaptações constantes para reduzir as falhas e não cair no conforto.
Você achou interessante essas alternativas para o seu ambiente profissional?
Portanto, as tendências da Indústria 4.0 citadas possuem diferentes particularidades e funcionam de acordo com o contexto inserido, algumas ferramentas vão fazer mais sentido do que outras para sua organização.
No geral, a transformação é necessária e o período que vivemos requer mais diferenciais. Então é preciso encarar como a melhor opção para a melhoria contínua, tente implementar algumas das alternativas citadas para impulsionar sua produtividade.